BLOG

Diferenças entre o corte laser e o corte plasma

No mundo industrial, falar sobre corte é muito comum, afinal, todos os equipamentos necessitam passar por esse processo. Quem nunca precisou buscar por empresas prestadoras de serviço de corte? Sobretudo aquele que traz qualidade com um atendimento em curto prazo.

E existem muitos modos pelos quais são possíveis chegar ao resultado desejado. A tecnologia mais nova, no entanto, é o corte laser. Ainda assim, técnicas comuns não são descartadas, como guilhotina, puncionadeira e o corte plasma.

Nesse texto, vamos apresentar as diferenças entre duas modalidades conhecidas dentro do universo de corte e conformação: o laser e o plasma.

Um resumo: corte laser vs corte plasma

Antes de tudo, é importante se familiarizar com as principais características dessas duas tecnologias de corte.

O corte plasma utiliza de um processo semelhante ao de soldagem por arco elétrico com gás de proteção, onde o gás ionizado em alta temperatura derrete o material, e executa o corte. É utilizado para o corte de qualquer material condutor de eletricidade como, carbono, inox, ferro fundido e alumínio. Por ter uma potência muito grande, é comum cortar materiais com espessuras mais grossas

Já o corte a laser trata-se de um feixe gerado por meio de um laser em estado sólido gerado pela excitação de cristais, no caso de uma tecnologia de fibra óptica – a mais recente no mercado. O comprimento de onda do laser é 1060nm, número muito menor do que tecnologias convencionais existentes no mercado. O resultado é alta qualidade e densidade, fácil corte com aquecimento do material em menor intensidade.

Então qual a diferença entre o corte laser e o corte plasma?

Depois de entender o funcionamento dessas duas formas de corte, fica um pouco mais simples de explicar as diferenças entre esses dois processos e a razão do porquê se deve escolher o mais ideal.

Em poucas palavras, o corte plasma é muito utilizado em peças de grande espessura, como 38 mm, mas tem como principal desvantagem a menor qualidade de corte, fator decisivo para os dias de hoje, onde a qualidade do acabamento requerida pela indústria está cada vez mais alta e exigente. E a marca da entrada de calor na peça fica significativamente maior também.

Outro ponto é a precisão, tendo o corte a laser melhor tolerância (+- 0,2 mm) com relação ao corte plasma (+- 1,0 mm).

Hoje em dia, máquinas potentes de corte laser conseguem cortar espessuras maiores, como é o caso das máquinas da Procortelaser. A empresa conta com um laser fibra de 6000 watts de potência, que permite corte de carbono de até 1” com qualidade de acabamento e tolerância impecáveis.

A velocidade do corte laser também é melhor, permitindo uma maior produção de peças por turno se comparada com o corte plasma.

Conclusão

Optar por qualidade tem sido um jogo aberto nas indústrias de diversos segmentos. Por isso, o corte laser tem sido amplamente utilizado, sobretudo com tecnologia fibra, em substituição de processos convencionais.

A vantagem do corte a laser é que, após o corte, mais nenhum outro procedimento de acabamento precisa ser feito, bastando seguir para a aplicação seguinte, gerando economia de dinheiro e tempo.

A Procortelaser

A Procortelaser conta com três equipamentos fibra para cortes rápidos, com qualidade e respeitando as tolerâncias exigidas em processos, além de ter dobra CNC e setor de caldeiraria e acabamento para montagem de conjuntos especiais. Tudo isso acompanhado de projetistas, engenheiros e analistas comerciais técnicos que buscam orientar o cliente sempre visando o melhor resultado custo-benefício para os nossos parceiros.

A planta da Procorte está em Guarulhos, próxima à rodovia Ayrton Senna, importante via que liga várias cidades do Estado de São Paulo. Isso facilita o acesso à empresa, bem como a logística na hora de entregar os produtos. Apesar disso, o seu atendimento é nacional, por isso conta com frota de veículos própria e grandes transportadoras como parceiros.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp