BLOG

Tipos de solda: conheça as três opções mais utilizadas

Em todo o setor industrial e de construção civil, a solda é um dos processos mais importantes, pois além de fazer a união dos equipamentos, pode revestir ou fazer a manutenção nas peças com aplicação de calor e eletricidade, com ou sem material adicionado, que ao entrar em contato com o material fundido, arrefece e torna-se um forte vínculo entre as peças.

O que é a solda?

Segundo a AWS (Sociedade Americana de Soldagem), basicamente se trata de “um processo de união de materiais coalescência (soldadura) localizada de metais e não metais, produzida pelo aquecimento até uma temperatura adequada, com ou sem aplicação de pressão e material de adição”.
Para a solda ocorrer, é necessária uma fonte de energia, como química, elétrica, radiante ou mecânica. O mais presente no mercado é o arco elétrico.
Já os três tipos principais de soldagem conhecidos são: TIG, MIG/MAG e com eletrodo revestido. E para escolher a melhor forma de se executar os serviços, é importante observar o que será soldado, o material e a espessura.

Abaixo falamos sobre as três opções mais utilizadas no mercado.

 

1- Solda por eletrodo revestido

Muito simples, porém eficaz, esse método usa o eletrodo revestido (arco manual), que é consumido para gerar o cordão de solda. Este é protegido contra contaminações presentes no ar atmosférico pela formação gasosa quando o calor é aplicado, sendo adicionado escória (que precisa ser removida), desoxidantes e uma liga ao metal fundido.
O eletrodo fornece seu próprio fluxo, eliminando a necessidade de fontes adicionais. Ele pode ser realizado em diversos materiais, como:

  • Aço inoxidável;
  • Alumínio;
  • Cobre;
  • Ferro fundido.

A solda por eletrodo revestido pode ser executada em superfície plana, horizontal, vertical e ou em lugares elevados, tendo menor sensibilidade a correntes de ar se comparada com as soldas de gás de proteção.

2- Solda TIG

A sigla TIG significa Tungsten Inert Gas, que em tradução literal para o português corresponde a Tungstênio Gás Inerte. Trata-se de uma solda elétrica. Um dos seus diferenciais é a não produção de fumaça tóxica durante os processos.
Como o tungstênio é um elemento robusto e que possui o ponto de fusão mais alto entre os metais, o eletrodo não é consumido na soldagem.
A solda TIG é executada de forma que um curto circuito controlado (gerador de faíscas), no qual o arco elétrico se localiza entre um eletrodo de tungstênio inserido na tocha e a peça de trabalho; e um gás de proteção (Hélio, Argônio ou a mistura de ambos) é utilizado para proteger a solda da contaminação, que não produz a escória.
Esse processo é bastante utilizado por gerar um melhor acabamento de cordão de solda e menor aquecimento da peça, correndo menos possibilidades de deformações indesejadas nas peças e tendo resultados estéticos superiores.
É utilizado para materiais como o inox ou metais não ferrosos. Requer maior perícia do profissional que irá fazer a aplicação, e não é recomendada para espessuras maiores do que 1/4″

3- Solda Mig/Mag

Os termos MIG e MAG significam Metal Inert Gas e Metal Active Gas, respectivamente, o que em português se traduz por Gás Metálico Inerte e Gás Metálico Ativo, respectivamente. Sendo o gás utilizado a sua principal diferença.
Para esse processo é utilizado um arco elétrico entre um consumível na forma de arame e a peça. O metal de solda, nestes casos, é protegido da atmosfera pelo fluxo do gás inerte ou ativo.
Basicamente, a solda MIG utiliza o gás argônio para soldar alumínio, cobre e aços inoxidáveis, enquanto a MAG utiliza a mistura de argônio e CO² para soldagem de aço carbono e suas ligas. Em ambos o caso não há a necessidade de remover a escória.

Conclusão

Em todos os três principais tipos de solda existentes no mercado, a Procortelaser conta com profissionais experientes para aplicar o procedimento correto a depender do projeto de caldeiraria leve e média a ser executado. Em apoio a esses colaboradores, a empresa tem à disposição departamento de engenharia e projetistas.
Além de caldeiraria, a Procortelaser conta com três equipamentos fibra para cortes rápidos, com qualidade e respeitando as tolerâncias exigidas em processos, além de ter dobra CNC. A planta da Procorte está em Guarulhos, próxima à rodovia Ayrton Senna, importante via que liga várias cidades do Estado de São Paulo. Isso facilita o acesso à empresa, bem como a logística na hora de entregar os produtos. Apesar disso, o seu atendimento é nacional, por isso conta com frota de veículos própria e grandes transportadoras como parceiros.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp